1. teste

AVALIAÇÃO FINAL

SUA NOTA DEVE SER IGUAL OU SUPERIOR A 60% PARA SOLICITAR O CERTIFICADO

 

Pergunta 1 de 10

1. O documento “Práticas cotidianas na educação infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. Na concepção de Piaget, o jogo infantil pode ser dividido em três tipos de estrutura: o exercício, o símbolo e a regra, caracterizando diferentes períodos do desenvolvimento infantil. Sobre o jogo simbólico, é correto afirmar:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. As ideias a respeito do desenvolvimento infantil, da educação e do cuidado de crianças foram se modificando ao longo da História. Então, podemos afirmar que
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. Em relação à avaliação, as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e para avaliar o desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue o item a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil.

Os professores da educação infantil têm o papel de centralizadores do processo educacional das crianças.
A.
B.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. 6. Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue o item a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil.

A finalidade da educação infantil consiste no desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em conformidade com o desenvolvimento individual de cada criança.
A.
B.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças:

Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte).

Quais estão corretas?
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. Luciana é coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil. Nas reuniões com os professores da pré-escola, para discutir aspectos sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, ela recorre às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que preveem:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue o item a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil.

Cabe especificamente aos professores da educação infantil a responsabilidade pelo desenvolvimento integral das crianças nessa primeira etapa de sua educação.
A.
B.

Pergunta 10 de 10


 

AVALIAÇÃO FINAL

SUA NOTA DEVE SER IGUAL OU SUPERIOR A 60% PARA SOLICITAR O CERTIFICADO

 

Pergunta 1 de 10

1. Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.

Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial é uma modalidade presencial de ensino que se inicia no ensino fundamental e se encerra no ensino médio.
A.
B.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. Entende-se por educação especial aquela oferecida exclusivamente nos serviços de apoio especializado, de acordo com as necessidades dos educandos.
A.
B.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que
A.
B.
C.
D.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. Segundo o documento Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial está voltada para alunos com:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue o item que se segue.

O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.
A.
B.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. Uma Educação Inclusiva tem por meta
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. A escola inclusiva constitui um modelo educacional que
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. A respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto educacional, assinale a opção correta.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. Das alternativas abaixo, assinale a compatível com a didática.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. É exemplo de prática pedagógica inclusiva:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 10 de 10


 

AVALIAÇÃO FINAL

SUA NOTA DEVE SER IGUAL OU SUPERIOR A 60% PARA SOLICITAR O CERTIFICADO

 

Pergunta 1 de 10

1. As ideias a respeito do desenvolvimento infantil, da educação e do cuidado de crianças foram se modificando ao longo da História. Então, podemos afirmar que
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. Em relação à avaliação, as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e para avaliar o desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue o item a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil.

Os professores da educação infantil têm o papel de centralizadores do processo educacional das crianças.
A.
B.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. Sobre o binômio “educar e cuidar”, no cotidiano das instituições da Educação Infantil, pode-se afirmar:
A.
B.
C.
D.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. O papel do professor na brincadeira
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. No planejamento, a estrutura do conteúdo de determinada matéria, onde são descritos os conhecimentos a serem trabalhados, desenvolvidos e alcançados ao término do estudo denomina-se:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. Uma das principais características do lúdico é o(a)
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. Conforme Vygotsky (in Kishimoto), as características ou elementos fundamentais da brincadeira são:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 10 de 10


 

AVALIAÇÃO FINAL

SUA NOTA DEVE SER IGUAL OU SUPERIOR A 60% PARA SOLICITAR O CERTIFICADO

 10%

Pergunta 1 de 10

1. Em relação à metodologia de ensino, às técnicas e aos princípios didáticos do treinamento, julgue o item subsequente.

As técnicas de ensino individualizadas, empregadas em ambientes virtuais de aprendizagem devido às novas tecnologias da comunicação e informação, permitem a participação ativa do aluno nos processos de aprendizagem.
A.
B.

Pergunta 1 de 10

Pergunta 2 de 10

2. Uma escola que utilizava metodologia tradicional pretende realizar uma experiência com uma turma aplicando a metodologia baseada no conceito de sala de aula invertida. Dessa forma, será necessário realizar algumas mudanças. Com relação aos estudantes, entre as mudanças estará o seguinte:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 2 de 10

Pergunta 3 de 10

3. Na abordagem tradicional, o professor procura criar ambientes favoráveis para aumentar a possibilidade de repetição das respostas aprendidas pelos alunos.
A.
B.

Pergunta 3 de 10

Pergunta 4 de 10

4. No planejamento, a estrutura do conteúdo de determinada matéria, onde são descritos os conhecimentos a serem trabalhados, desenvolvidos e alcançados ao término do estudo denomina-se:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 4 de 10

Pergunta 5 de 10

5. No processo de ensino aprendizagem tradicional a memorização era supervalorizada por pensar-se que para aprender era necessário repetir. Para se contrapor à educação tradicional foram e são vivenciadas outras formas de se desenvolver o ensinar e o aprender.

Fundamentado na propositura apresentada, aponte a alternativa que reforça a posição da educação tradicional.
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 5 de 10

Pergunta 6 de 10

6. No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue o item seguinte.

De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.
A.
B.

Pergunta 6 de 10

Pergunta 7 de 10

7. Uma professora organiza os conteúdos conceituais de um tema da disciplina que ensina, de forma hierárquica, partindo de conceitos mais abrangentes até os que nestes se incluem de forma não arbitrária, o que pode ser representado na forma de um mapa conceitual. Esse tipo de organização conceitual favorece a aprendizagem por “diferenciação progressiva”. A organização dos conteúdos elaborada pela professora tem seus fundamentos nas ideias de
A.
B.
C.
D.

Pergunta 7 de 10

Pergunta 8 de 10

8. A abordagem por competências e habilidades, conforme expressa na BNCC, defende a formação de um estudante que, especialmente,
A.
B.
C.
D.

Pergunta 8 de 10

Pergunta 9 de 10

9. Os métodos ativos caracterizam-se por valorizar o movimento corporal como elemento de desenvolvimento cognitivo.
A.
B.

Pergunta 9 de 10

Pergunta 10 de 10

10. Estimular a autonomia do aluno e seu protagonismo no processo de ensino aprendizagem, baseando as ações pedagógicas em atividades que envolvam novas tecnologias, projetos, problemas ou simulações de situações reais, corresponde à utilização de metodologias:
A.
B.
C.
D.
E.

Pergunta 10 de 10